Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 22/04/2014

Laguna Carapã promove concurso do maior Pé de Soja Solteiro

Tradicional evento será realizado entre os dias 24 e 27 de abril.

Da assessoria

Município com cerca de seis mil habitantes, Laguna Carapã tem sua economia pautada na produção de grãos e na pecuária leiteira. O município produz em média um milhão de litros de leite ao mês e na safra 2013/2014 colheu aproximadamente 241 mil toneladas de soja, o que o coloca entre os 10 principais produtores da oleaginosa do Estado.

E é no cultivo de soja que a cidade tem seu principal evento. O concurso Pé de Soja Solteiro, integra as festividades do aniversário do município, que em 22 de abril de 2014, completa 22 anos de emancipação.O evento será realizado dentro da Feira de Serviços, que ocorre de 24 a 27 deste mês, no parque de exposições da cidade, onde serão realizadas exposições de animais, maquinários agrícolas, julgamento de raças e atrações culturais.

O concurso acontece no domingo, dia 27, atrai concorrentes de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e consiste na contagem de grãos de pés de soja cultivados de modo solitário, originando a denominação “pé de soja solteiro”. "A festa começa com o Ranking da Produtividade e o concurso de ordenha Balde de Ouro. Nossa expectativa é atrair 30 mil pessoas para os quatro dias de festividade e mais de 20 concorrentes para o concurso do Pé de Soja, já tradicional na cidade", adianta o presidente do Sindicato Rural, Luiseu Bortolocci.

Ainda segundo o presidente, a festa é importante para movimentar a economia da cidade e para oportunizar ao produtor, contato com novidades que colaborem com o desenvolvimento no campo. "São eventos como este que oferecem ao agricultor a chance de conhecer produtos e serviços que tornam seu trabalho cada vez melhor e por isso eles são cada vez mais importantes. Além disso, o concurso atrai visitantes de outras cidades e estados para uma grande confraternização, o que é benéfico para a economia local", considera.

Há três anos o primeiro prêmio do concurso vai para o Mato Grosso, por isso o presidente afirma que o objetivo é “quebrar” o que já está se tornando tradição e trazer o troféu para um município sul-mato-grossense. "Estamos trabalhando para que a premiação seja de MS, afinal, precisamos acabar com esse paradigma", brinca Bortolucci, complementando que na verdade tudo não passa de uma grande brincadeira e o mais importante é a interatividade entre os estados.

O presidente do Sindicato Rural também destaca o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) como um incentivo fundamental, não só para a realização do evento mas para todas as ações voltadas ao produtor. "A Federação é nosso carro-chefe e sem ela não poderíamos realizar iniciativas como esta, que beneficiam os homens do campo", finaliza.

O Pé de Soja Solteiro, que este ano chega à sua 17° edição, terá como prêmios aos participantes motos, notebooks, TVs, GPS e ar condicionados. Haverá ainda o sorteio de um carro popular zero KM.

Entre as atrações culturais estão bingo, bailes para a terceira idade, festival da canção e shows com Alex & Yvan, Grupo Zíngaro, Marlon Maciel & Banda, Victor & Matheus, Banda GPS Portal e Banda Edição Especial.