Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 22/04/2014

Fotógrafo promove na Expogrande mostra sobre o cavalo pantaneiro

Mostra será realizada entre os dias 22 de abril e 3 de maio.

Da assessoria

De 22 de abril a 3 de maio acontece a exposição de fotografias Cavalo Pantaneiro Sob Um Novo Olhar, do fotógrafo Fernando Barros, que ocorre durante a Expogrande 2014. O tema escolhido é uma das paixões de Fernando, que tem origens pantaneiras.

Desde sua infância Fernando Barros manteve uma relação íntima com o Pantanal, considerado o quintal de sua casa. Por 15 anos dirigiu a Pousada Mangabal na fazenda da família, no Pantanal da Nhecolândia. No período de fiuncionamento do empreendimento - hoje com as atividades encerradas - recebeu a visita de renomados fotógrafos de natureza, com quem, como guia de campo, aprendeu a desenvolver as habilidades para se tornar um exímio fotógrafo.

Ao longo dos anos despertou a paixão pela fotografia e passou a se dedicar aos estudos dessa arte, participando ainda de festivais e workshops de fotografia em várias partes do Brasil. Paralelamente, com as idas e vindas entre Campo Grande, Corumbá e a fazenda no Pantanal, passou a registrar momentos de rara beleza, em situações ímpares, que só mesmo o Pantanal pode proporcionar.

“O cavalo pantaneiro, como uma das raças genuinamente brasileiras, é uma riqueza genética que o Pantanal possui e precisa ser valorizada e divulgada para que não se perca. Criadores de MT e MS investem cada vez mais para que a raça desenvolva sua funcionalidade na lida com gado e também no esporte. Penso que após 10 anos registrando as belezas desta raça, chegou a hora de oferecer à sociedade meu trabalho na forma de fotografias para ilustrar suas sedes de fazendas, escritórios, pousadas, e residências, afinal, para quem conhece o Pantanal sabe que o cavalo pantaneiro é o melhor amigo do homem”, afirma o fotógrafo.

A abertura da exposição acontece na próxima terça-feira (22) no auditório da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, à Av. Américo Carlos da Costa, 320, Jardim América, Campo Grande, MS.