Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 10/04/2014

Artigo: Frutas e verduras melhoram a longevidade do homem e quem os produz?

Sucessão é um drama, pois um em cada cinco produtores dizem não ter sucessores de suas propriedades.

*Por José Luiz Tejon Megido

Pesquisas revelam que comer frutas e verduras melhora em 42% a longevidade da vida, diminui a chance de câncer e ataques cardíacos, além de contribuir para a diminuição de peso. Uma chamada dieta do homem da idade da pedra, 2 + 5, quer dizer duas porções de frutas e mais cinco de verduras ao dia, faz um enorme bem para a saúde humana e, quem são esses produtores de hortifruti no Brasil?

A propriedade média é de 10 hectares e o grosso da produção encontra-se ao largo das grandes rodovias. Sucessão é um drama, pois um em cada cinco produtores dizem não ter sucessores de suas propriedades, 23,5% entre analfabetos e primário incompleto, 73% com formação só do primário; 99% são brasileiros, 76% fazem a contabilidade eles mesmos, 17% não faz cálculo de custos e só 8% dizem conhecer as leis; 80% dos produtores de hortifruti ganham até R$ 60 mil por ano. Somente 2,5% ganham mais de R$ 360 mil/ano.

Essa é uma pesquisa conduzida pelo Sebrae no Brasil, recentemente. Esses são os produtores que geram cerca de 32% do faturamento dos supermercados brasileiros. E agora, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) lançou o programa Rama (Rastreabilidade e Monitoramento dos Alimentos) exatamente para elevar a segurança, a qualidade e evolução desse segmento vital para a saúde humana, e para a viabilidade das micro e pequenas propriedades rurais do país. Uma nova geração de jovens e pessoas bem preparadas deverá nos próximos anos ser atraída para esse novo campo, onde hortifrutis serão cada vez mais valorizados.

*Diretor Vice Presidente de Comunicação do Conselho Cientifico para a Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o núcleo de agronegócio da ESPM, Comentarista da Rede Estadão-ESPN.