Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 04/04/2014

Indústria de MS mantém otimismo em relação às exportações

Os empresários também estão mais animados com as demanda por seus produtos e compras de matérias-primas.

Da assessoria

A Sondagem Industrial, realizada em fevereiro deste ano pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, destaca que os empresários industriais de Mato Grosso do Sul continuam otimistas em relação às exportações de industrializados para os próximos seis meses, bem como com as demandas por seus produtos e com as compras de matérias-primas. A melhor marca dos indicadores foi registrada para as exportações, alcançando 67,2 pontos.

Já as demandas por produtos industrializados apresentaram indicador de 57,5 pontos e as compras por matérias-primas tiveram índice de 53,8 pontos, enquanto as contratações de empregados atingiram 49,5 pontos, ressaltando que os resultados a partir dos 50 pontos indicam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses. De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, as contratações devem ficar relativamente estáveis para o período, ocorrendo em um ritmo menos intenso que o esperado para as demais variáveis pesquisadas.

“Em Mato Grosso do Sul, a produção industrial segue em ritmo moderado neste início de ano, contudo, houve melhora em relação aos desempenhos de dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Nos últimos dois meses o indicador relativo à produção acumula crescimento no Estado, comportamento semelhante foi verificado na pesquisa nacional em que, no mesmo período, também teve evolução”, analisou Ezequiel Resende.