Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 12/11/2012

Mapa cria GT para modernizar centrais de abastecimento

Grupo dever formular modelo para garantir maior articulação das centrais

Da Redação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de propor e articular ações necessárias à modernização, reorganização e gestão das centrais de abastecimento. Tendo por base o Plano Nacional de Abastecimento, o GT terá 90 dias para concluir o trabalho.

O Mapa coordenará o trabalho, que também contará com um representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e dois da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). Cada instituição terá 15 dias para indicar seus representantes, que serão responsáveis por mapear áreas temáticas necessárias à plena execução do Plano Nacional de Abastecimento, como difusão de informações, logística da comercialização, classificação e certificação.

Com essas informações, o GT vai propor a criação de subgrupos, por área temática, para apontar ações necessárias para revitalizar as centrais de abastecimento. Além disso, também deverá formular um modelo institucional que garanta uma maior articulação das centrais de abastecimento com as políticas de segurança alimentar e nutricional.