Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 01/04/2014

Expogrande vai acontecer em bom momento, diz secretária de produção

Feira agropecuária de Campo Grande foi lançada nesta segunda-feira.

Da assessoria

A secretária de estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina participou nesta segunda-feira (31), do lançamento oficial 76ª Expogrande ocorrido no tatersal de elite 1, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Tereza Cristina afirmou que a 76ª Expogrande vai acontecer em um bom momento em que o estado mostra o seu desenvolvimento. “É uma oportunidade de negócios para nós mostramos um Mato Grosso do Sul pujante, uma produção moderna e com tecnologia. Segundo Tereza o momento é positivo para o produtor onde o preço da arroba está valorizado, trazendo mais expectativas para o pecuarista. “A retenção de matrizes, por exemplo, também é importante porque nós estamos com um abate indiscriminado com mais de 50% e com esses preços, os criadores seguram o seu rebanho e voltam a criar”, afirmou.

Durante o lançamento, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) fez uma homenagem póstuma com o selo comemorativo dos Correios para o ex-presidente da entidade, ex-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e líder ruralista Eduardo Machado Metello. Para Tereza Cristina, a homenagem é merecida, pois sua liderança sempre levou a classe produtora adiante. “Foi um de vários homens que fez muito pelo Mato Grosso do Sul em suas épocas”, afirmou.

Durante sua fala Tereza falou sobre a questão fundiária que tem castigado o Mato Grosso do Sul. “Acredito que a solução será encontrada e é por isso que a classe produtora brasileira deve lutar e exigir pela sua segurança jurídica. O Ministério da Agricultura foi sendo esvaziado e perdeu sua finalidade, deveria ser respeitado porque existe uma força por traz que é o agronegócio”.

A 76ª Expogrande vai acontecer de 24 de abril a 4 de maio no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Além das tradicionais atrações como estandes comerciais, shows, exposições de animais, julgamentos, leilões de bovinos, equinos e ovinos, a já tradicional MS Expogenética e as palestras técnicas.

O evento contará também com a promoção de um dia de campo e a inauguração da primeira etapa do projeto Acrissul Rural, que será a entrega do campo de pólo equestre numa área que foi entregue no ano passado pelo governador André Puccinelli, à Acrissul, contendo 30 hectares, para execução de projetos voltados para o desenvolvimento da agropecuária e atividades voltados à equinocultura, contando também com parceria da Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul.