Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 26/03/2014

Expogrande 2014 vai fazer homenagem a Eduardo Metello

Evento será lançado na próxima segunda-feira (31), em Campo Grande.

Da assessoria

No dia 31 de março a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) lança oficialmente a 76ª Expogrande, que neste ano acontece de 24 de abril a 4 de maio no Parque de Exposições Laucídio Coelho. A homenagem póstuma deste ano com o selo comemorativo dos Correios será para o ex-presidente da entidade, ex-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e líder ruralista Eduardo Machado Metello.

O lançamento da Expogrande acontece às 19 horas no tatersal de elite 1 no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS).

Todos os anos, desde que assumiu a Acrissul, o presidente Francisco Maia vem mantendo a tradição de homenagear uma figura ilustre a cada lançamento da Expogrande, com um selo comemorativo dos Correios. Nos anos anteriores foram homenageados Laucídio Coelho, Pedro Pedrossian, Lúdio Martins Coelho e Wilson Barbosa Martins.

Para Maia, Metello pode ser considerado uma das lideranças ruralistas mais importantes da história de Mato Grosso do Sul, pela luta que empreendeu em defesa dos direitos de propriedade, dos interesses econômicos do agronegócio e em prol da boa relação laboral no campo.

O homenageado

Eduardo Machado Metello era natural de São Paulo. Pecuarista, advogado e professor universitário de Direito Civil, foi vice-presidente da Acrissul no período de 1971 a 1973. Em 1973 foi eleito presidente da entidade, cargo que ocupou até 1975.

Além disso foi vice-presidente e presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), tendo também presidido o Sindicato Rural de Campo Grande. Por sua atuação foi inserido nacionalmente no movimento sindical rural patronal, tendo ocupado a vaga de vice-presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), onde também presidiu a Comissão de Pecuária de Corte, a Comissão de Estudos da Reforma Agrária, entre outras.

Eduardo Machado Metello foi vice-presidente também do CNPC (Conselho Nacional da Pecuária de Corte) e foi membro fundador e primeiro presidente do Sindicato dos Pecuaristas de Corte de Mato Grosso do Sul.

Escritor hábil e respeitado orador, também ocupou uma cadeira na Academia Sul-mato-grossense de Letras. Foi autor da célebre obra “Os 3 casos”, um livro de crônicas, além de “Meu amigo Autonomista” e “A reforma agrária brasileira”.

A exposição

Segundo Chico Maia, a Acrissul está preparando uma feira diferenciada. Além das tradicionais atrações como estandes comerciais, shows, exposições de animais, julgamentos, leilões de bovinos, equinos e ovinos, a já tradicional MS Expogenética, as palestras técnicas, para este ano a Expogrande contará com a promoção de um dia de campo na Fazenda Baía Grande, no Pantanal de Rio Verde, do pecuarista Higino Hernandes, para mostrar o último conceito em criação de gado a campo – a pecuária natural.

Na propriedade o produtor investe numa criação altamente comercial de gado de corte, produzindo bezerros geneticamente superiores, tudo com monta natural e com taxa de prenhez acima de 90%, desmamando (os machos) com cerca de 350 kg. A propriedade irá mostrar durante roteiro de um dia como o trabalho todo é feito, os manejos sanitário e nutricional, o que tem despertado a atenção do setor, já que os bezerros são desmamados e imediatamente enviados para a engorda, podendo ser abatidos superprecocente aos 14 meses.

Para este ano ainda, a Expogrande contará com a inauguração da primeira etapa do projeto Acrissul Rural, que será a entrega do campo de pólo equestre numa área que foi entregue no ano passado pelo governador André Puccinelli, à Acrissul, contendo 30 hectares, para execução de projetos voltados para o desenvolvimento da agropecuária e atividades voltados à equinocultura, contando também com parceria da Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul.

A área foi entregue em comodato por 50 anos e a cerimônia, no ano passado, contou com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.

Para este ano ainda, a Acrissul estima que mais de 20 mil animais devam ser comercializados durante os mais de 40 leilões já pré-agendados. Além disso, as pistas da Expogrande devem bater novo recorde, com ainscrição de cerca de mil animais de argola para julgamentos, sem contar com os três pavilhões que deverão ser ocupados com animais destinados à comercialização durante a MS Expogenética.

Tudo com o suporte financeiro de pelo menos quatro bancos – Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Sicredi – que juntos devem disponbilizar cerca de 300 milhões em créditos durante toda a Expogrande, cuja agenda de leilões começa já no dia 29 de março.