Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 18/03/2014

CNA recebe entidades internacionais de produtores

Comitivas estão no Brasil para conhecer mais o agronegócio brasileiro e trocar experiências

Da assessoria

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu nesta segunda-feira (17/3) a visita de representantes de entidades internacionais de produtores rurais, que estão no país para colher informações sobre o agronegócio brasileiro, além de trocar experiências e conhecer os modelos de produção agropecuária.

Uma das reuniões foi com a comitiva da Nuffield International, fundação que atua na promoção de encontros entre produtores rurais e entidades do setor rural de vários países para permitir a troca de informações e de experiências, visando aprimorar a produção agropecuária.

Produtores rurais de oito países – europeus, australianos, neozelandeses e africanos – foram recebidos pela superintendente de Relações Internacionais da CNA, Tatiana Palermo. O assessor técnico Thiago Masson foi quem apresentou um panorama atual do agronegócio brasileiro e explicou o funcionamento do sistema sindical rural.

A visita à CNA faz parte de uma ampla programação da comitiva, que chegou ao Brasil no último sábado (15/3) e fica no país até o próximo dia 25. Em Brasília, os integrantes da fundação também têm encontros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Depois, farão visitas técnicas a propriedades rurais no Distrito Federal, Mato Grosso e Paraná.

Milho

Também nesta segunda-feira, representantes de três entidades de produtores de milho dos Estados Unidos, e da empresa Exploration by Thor estiveram na CNA para conhecer mais sobre o modelo brasileiro de produção de biocombustíveis. Boa parte do milho produzido pelos americanos é destinada à produção de etanol.

No encontro, foram apresentados dados de produção agrícola das principais culturas, com ênfase no milho, que os EUA utiliza na fabricação de etanol, e na cana-de-açúcar, principal matéria prima utilizada na fabricação de biocombustível no Brasil. As entidades representadas no encontro foram: Ohio Corn Marketing Program, Iowa Corn Growers Association e Nebraska Corn Board. A comitiva fica no Brasil até o dia 19 deste mês.