Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 07/11/2012

Produtores de sementes de soja criam entidade e discutem o setor

Um dos temas realizada em Brasília foi a questão dos royalties de sementes.

Abrass

A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) realizou nesta terça-feira (6), na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília (DF), a primeira ampla reunião da entidade desde a sua criação - ocorrida em agosto deste ano. De acordo com o presidente provisório da Abrass, Elton Hamer, o objetivo foi traçar um plano estratégico de atuação da entidade e elencar os principais problemas enfrentados pelo setor atualmente.

Um dos temas que o segmento discutidos foi os royalties de sementes e às ações judiciais que tem sido protocoladas em estados produtores como Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Hamer ressalta que a Abrass surge como uma entidade representativa de um setor que vem enfrentando uma série de dificuldades promovendo a unidade e busca por soluções junto ao governo e seus entes, e que pretende somar esforços com outras associações ligadas à cadeia produtiva da soja. Já constituem a entidade produtores que somam cerca de 7,5 milhões de produção de sementes no Brasil.