Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 26/02/2014

Colheita da soja atinge 70% em MS, apontam dados do Siga

Percentual representa cerca de 1,9 milhão de hectares de um total de 2,2 milhões de hectares de área cultivada.

Da assessoria

Com a estimativa de colheita de 6 milhões de toneladas de soja, Mato Grosso do Sul já soma 1,5 milhão de hectares colhidos, o equivalente a 70% do total da área prevista, de 2,2 milhões de hectares. Os números são do relatório do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), divulgados pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), nesta terça-feira (25).

Os técnicos da Aprosoja/MS levantaram informações em 26 municípios que juntos representam cerca de 1,9 milhão de hectares da área destinada ao cultivo da soja. Na Região Centro Norte do Estado a colheita está mais adiantada nos municípios de Camapuã e Costa Rica, com 80% da área já colhida e Coxim, com 75%. Ao Sul do Estado, Fátima do Sul foi o primeiro a concluir a colheita, ritmo acompanhado por Itaporã (85%), Vicentina, Laguna Carapã e Juti, todas com 80% da área colhida.

O avança no plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul atinge 805 mil hectares, equivalente a 51,3% do total estimado de 1,5 milhão de hectares.

No que se refere à sanidade das lavouras, de acordo os números divulgados pelo site Consorcio Antiferrugem há uma situação estável, com 31 ocorrências de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul. São 21 registros nas plantações de Chapadão do Sul, três em Costa Rica, três em Camapuã, dois em Bandeirantes, além de Maracaju e Dourados com um registro cada.