Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 24/02/2014

Canacentro traz perspectivas para região Centro-Oeste

Região é a segunda maior produtora de cana do Brasil.

Da assessoria

Segunda maior produtora de cana-de-açúcar do Brasil, a região Centro-Oeste responde por cera de 18,5% da produção total do País considerando a safra estimada para 2013/2014, de 122,5 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Diante da relevância do setor para o desenvolvimento econômico da região e do País, a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) com apoio da federações de agricultura e pecuária de Goiás (Faeg), Mato Grosso (Famato), e Distrito Federal (Fape – DF), Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado do Mato Grosso e Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás, realizam entre 19 e 21 de março, em Campo Grande, o 2° Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central - Canacentro.

O evento tem perspectiva de público é superior a 800 pessoas e debaterá o atual panorama da produção sucroenergética nos Estados que integram o Centro-Oeste, assim como proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer as perspectivas e novidades que impulsionam o crescimento do setor. "Este ano o evento traz como tema principal as visões para o futuro, através de palestras, debates e análises do segmento no País e na região, apresentando as dificuldades e projeções para o setor", ressalta o presidente da Comissão de Bioenergia da Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes.

A programação do evento traz palestras do engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada da USP, Alexandre Mendonça de Barros; do professar de Estratégia e Planejamento da UPS, Marcos Favas Neves; do diretor da Associação Brasileira do Agronegócio, Alexandre Enrico Figliolino, e do presidente da Dastagro - consultoria em açúcar e álcool, Plínio Nastari. Os palestrantes abordarão temas relacionados à competitividade, industrialização, situação econômica e oportunidades para o setor no Brasil.

O presidente da Comissão de Bioenergia da Famasul destaca ainda que o evento é uma oportunidade dos participantes conhecerem serviços e firmarem bons negócios, já que no local também haverá feira e exposição de produtos e serviços. "Os participantes poderão estreitar relacionamentos, conhecer novidades do setor e ainda fechar acordos durante a Feira de Negócios", reforça.

A abertura oficial do 2° Canacentro ocorre as 19h do dia 19 de março, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A programação de palestras e debates inicia as 8h do dia 20. Outras informações podem ser obtidas através do site www.famasul.com.br/canacentro, ou no telefone (67) 3301-8915.

O evento tem ainda o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Governo do Estado de MS, Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Fundação MS, Federação das Indústrias de MS (Fiems/Sesi) e do Fórum Nacional Sucroenergético.