Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 05/02/2014

Iagro reitera obrigatoriedade da vacinação contra brucelose

Portaria diz que deverão ser vacinadas todas as fêmeas com idade entre três e oito meses.

Anderson Viegas

Portaria da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), publicada nesta segunda-feira (3), no Diário Oficial do Estado, reitera a obrigatoriedade da vacinação contra a brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas.

Segundo a portaria, deverão ser vacinadas todas as fêmeas com idade entre três e oito meses. Os animais deverão receber a imunização em dose única da vacina B19. O procedimento deve ser realizado por um médico veterinário cadastrado na Iagro.

A Iagro faculta ao produtor a escolha do período para a vacinação dos animais, mas estipula que ele deverá comunicar ao órgão até 30 de junho, para as fêmeas imunizadas no primeiro semestre, e até 30 de dezembro, para as vacinadas no segundo semestre.

Caso deixe de vacinar os animais, o produtor ficará impedido de movimentar seu rebanho, inclusive, entre suas propriedades.

A Iagro também reafirma que fornecerá aos laticínios em operação em Mato Grosso do Sul, uma lista com os nomes dos produtores que não estiverem cumprindo a portaria, para que a compra de leite desses fornecedores seja suspensa pelas empresas, até a regularização da situação.