Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 05/11/2012

Famasul confirma aumento de 14% na área plantada com soja em MS

Área cultivada deve chegar aos 2,1 milhões de hectares

Famasul

A área plantada de soja em Mato Grosso do Sul deve alcançar 2,1 milhões de hectares, um aumento de aproximadamente 10% em relação a ultima previsão feita pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuária de MS (GCEA) e de 14% em relação a última safra de verão.

Os dados sobre o plantio da soja foram trabalhados em reunião na Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). A área para cultivar a oleaginosa deve chegar a 2,1 milhões de hectares, ultrapassando os 1.814 milhões cultivados na safra 2011/2012. A produção do grão pode alcançar 6 milhões de toneladas no Estado. Além da soja, o grupo estudou ainda dados sobre milho, algodão, arroz, feijão, mandioca, girassol, trigo, sorgo, aveia e cana de açucar.

De acordo com o engenheiro agrônomo e técnico da Famasul, Leonardo Carlotto, a reunião do GCEA tem como objetivo a troca de dados entre os representantes de diversas entidades que pesquisam sobre os números da agricultura. “É sempre bom ter acesso a vários tipos de dados, pois deles retiramos um número em comum, mais preciso. E também podemos nos programar para qualquer eventual mudança”, afirma Carlotto.

Além da Famasul o GCEA é composto ainda por representantes do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de Produção e Desenvolvimento (Seprotur), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Central de Abastecimento (CEASA), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O grupo realiza reuniões bimensais para analisar as estimativas das principais culturas do Estado.