Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 04/12/2013

MS pede ao Mapa decretação de emergência contra Helicoverpa

Governo de MS diz que medida é uma prevenção contra o ataque da lagarta.

Anderson Viegas

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, encaminhou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antonio Andrade, o pedido para a decretação de emergência fitossanitária no estado em decorrência do risco de ataque da lagarta Helicoverpa armigera as lavouras sul-mato-grossenses.

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o pedido é uma medida preventiva de Mato Grosso do Sul contra o ataque da lagarta, já que não foi confirmada oficialmente ainda nenhuma ocorrência do inseto.

A expectativa, conforme ela, é que o pedido seja atendido rapidamente, o que possibilitará que o estado elabore um plano de supressão do inseto, adotando medidas como, por exemplo, a utilização de áreas de refúgio, a destruição de restos culturais e a importação de inseticidas a base de benzoato de emamectina.

O Mapa já decretou situação de emergência fitossanitária em razão do ataque da lagarta as lavouras na Bahia, no Mato Grosso, em Goiás e em alguns municípios de Minas Gerais.