Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 31/10/2012

Exportação de frango tem alta de 21% em MS, aponta Famasul

O total acumulado na exportação de janeiro a setembro foi de 80 toneladas.

Famasul

A avicultura em Mato Grosso do Sul exportou, em setembro desse ano, 9,2 mil de toneladas, com US$ 21,2 milhões de dólares. O resultado é 21% superior ao mês de agosto que contabilizou 7,5 mil toneladas e US$ 16,1 milhões de dólares. O total acumulado na exportação de janeiro a setembro foi de 80 toneladas, quantidade 11% menor que o volume embarcado no mesmo período do ano passado, que foi de 90,8 mil toneladas. O principal comprador, do início do ano até o momento, foi Japão, com 19,5 mil toneladas, seguido por Arábia Saudita, com 18 mil toneladas. As informações são do Boletim Casa Rural, elaborado pela Unidade Técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

No total, o setor registrou abate de 11,7 milhões de aves em setembro, 5,2% a mais que em agosto desse ano, com 11,1 milhões. De janeiro a setembro de 2012 foram abatidas 104,9 milhões de aves, volume 4,7% inferior ao mesmo período de 2011. “Essa redução nos abates serve para ajustar a oferta e a demanda. As indústrias estão controlando os abates em função do consumo interno baixo. As carnes concorrentes, como bovina e suína, estão mais atrativas", explica a economista e assessora técnica da Famasul, Adriana Mascarenhas.

Segundo a assessora técnica, o custo de produção da avicultura se manteve alto, em função da alta da soja e milho, utilizados na ração. “Os preços pagos não tiveram valorização em relação ao ano passado e o produtor rural não conseguiu obter maior lucro na atividade”, complementa. Do volume total de 27,3 mil toneladas produzidos em setembro, 66% foi destinado ao mercado interno, seguindo a média brasileira de 69% da produção voltada para o consumo nacional.

Os dados sobre abate, cotação, exportação da avicultura e outras cadeias como suinocultura, pecuária de leite e de corte, silvicultura e agricultura, com milho e soja, estão contemplados no Boletim Casa Rural que está disponível no site da Famasul.