Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 25/10/2013

Aumento na produção de alimentos será tema de Congresso de Bioenergia

30% do alimento produzido é perdido em diversas fases junto com 1/3 de energia.

Da assessoria do evento

Atualmente 2,5 bilhões de pessoas não tem acesso à energia, 900 milhões não tem água potável e 870 milhões de pessoas estão desnutridas. Os desafios para crescer e ainda alimentar sete bilhões de pessoas são enormes e, conciliar a produção de alimentos com o equilíbrio ao meio ambiente e melhoria à qualidade mínima de vida das populações é um desafio ainda maior.

Este será o grande tema do especialista Olivier Dubois, em sua palestra no 8º Congresso Internacional de Bioenergia, dia 05 de novembro, em São Paulo. Coordenador do Grupo de Bioenergia, Meio Ambiente e Mudança Climática da FAO | Food and Agriculture Organization of the United Nations, Olivier Dubois vem ao Brasil trazendo uma mensagem de mudança, objetivando reduzir riscos e aumentar oportunidades na agricultura.

A necessidade crescente pelo aumento no rendimento agrícola tem exigido também o aumento no consumo de combustíveis fósseis. “Temos que optar pela eficiência e maior uso de energias renováveis. O sistema “aumento de alimentos e consumo de energia” tem que estar integrado. Hoje 30% do alimento produzido é perdido em diversas fases, junto com 1/3 de nossa energia“, observa Dubois.

Conciliando o mesmo pensamento do especialista da FAO, Olivier Dubois, outros 30 palestrantes participarão do 8º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece de 05 a 07 de novembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento tem a realização conjunta da 6ª edição da BioTech Fair | Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis, e irá reunir empresas ligadas à produção de máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas à energias renováveis, com destaque à biomassa e biocombustíveis. Paralelamente acontece no mesmo local o 2º Congresso Brasileiro de Eucalipto.

Com organização do Grupo Cipa Fiera Milano e realização da Porthus, os eventos devem receber cerca de seis mil profissionais, em busca de soluções tanto em equipamento como em conhecimentos técnicos e atualização profissional. Os eventos conjuntos terão cerca de 50 expositores e mais de quatro mil m2 de área expositiva.