Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 25/10/2013

Áreas de instalabilidade provocam chuva em várias regiões do Brasil

Na próxima semana, nova massa de ar polar, deve derrubar as temperaturas em toda região Sul e em boa parte do Sudeste.

ClimaNews

Áreas de instabilidade serão responsáveis por provocar pancadas de chuvas em várias regiões do Brasil nessa sexta-feira (25), conforme o Clima News, da Fundação MT, sendo que os estados com maior probabilidade para ocorrência de chuvas serão o Rio Grande do Sul, toda faixa oeste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Também há previsão para pancadas de chuvas sobre a faixa leste de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Não tendo previsão para chuvas generalizadas os trabalhos de plantio e de colheita estarão garantidos, apenas o plantio do arroz no Rio Grande do Sul é que continuará paralisado devido as fortes chuvas ocorridas ao longo dessa semana. Porém, uma nova frente fria estará se formando nesse final de semana no Sul do Brasil, onde levará chuvas com altos volumes acumulados para todo o território gaúcho e aos poucos esse sistema irá avançar Brasil a dentro.

Assim, para a próxima semana há previsão de mais chuvas sobre boa parte do Brasil, mantendo as condições favoráveis a continuidade do plantio da soja, milho e feijão, além de beneficiar outras culturas como café e frutíferas.

As chuvas na região oeste da Bahia e nos demais Estados Nordestinos, como Piauí e Maranhão só deverão receber chuvas do meio para o fim da próxima semana, até lá o tempo permanecerá seco e com chuvas apenas na forma de pancadas isoladas.

Outro destaque para a próxima semana será o avanço de uma nova massa de ar polar, que irá levar ao declínio das temperaturas mínimas em toda região Sul e em boa parte do Sudeste, onde as mínimas poderão ficar abaixo dos 10°C no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais as mínimas não ultrapassaram os 15°C.