Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 10/10/2013

MS pode colher até 14,3 mi de t de grãos na safra 13/14, diz Conab

A projeção da Conab aponta que dos dois principais grãos produzidos no Estado, a soja e o milho, apenas a produção de oleaginosa deve aumentar.

Anderson Viegas

A safra 2013/2014 de grãos em Mato Grosso do Sul deve representar um novo recorde de produção para o Estado, atingindo até 14,3 milhões de toneladas, segundo estimativa divulgada nesta quarta-feira (9), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume, se confirmado, vai representar um discreto incremento de 3% frente as 13,9 milhões de toneladas colhidas no ciclo anterior.

A projeção da Conab aponta que dos dois principais grãos produzidos no Estado, a soja e o milho, apenas a produção de oleaginosa deve aumentar. A área cultivada deve crescer de 3% a 5% na comparação desta safra com a anterior, passando de 2 milhões de hectares para 2,1 milhões de hectares, a produtividade deve subir de 2,8 mil quilos por hectare para 3 mil quilos por hectare e, com isso, a produção deve aumentar entre 7,3% e 9,4%, saindo dos 5,8 milhões de toneladas para atingir até as 6,3 milhões de toneladas.

Em relação ao milho, a Companhia Nacional de Abastecimento prevê no estudo que a primeira safra do cereal deve ser menor que a do ciclo anterior. A área deve encolher até 36%, caindo de 48 mil hectares para até 30,7 mil hectares e a produção recuar no mesmo patamar, de 369,6 mil toneladas para até 236,4 mil toneladas

Já para a segunda safra de milho, a safrinha, a Conab projeta neste primeiro levantamento, uma repetição dos números da safrinha passada, com 1,4 milhão de hectares cultivados, produtividasde de 5,1 mil quilos por hectare e produção de 7,4 milhões de toneladas.