Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 09/10/2013

Após chuvas, agricultores de MS aceleram plantio da safra de soja

Cerca de 5,8% dos 2,1 milhões de hectares que serão cultivados no ciclo já foram semeados.

Da Redação

Após um bom volume de chuvas registrados em praticamente todo o Mato Grosso do Sul nos últimos dias, os agricultores do Estado aceleraram o plantio da safra 2013/2014 de soja. Segundo Circular Técnica do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), divulgada nesta segunda-feira (7), cerca de 5,8% dos 2,1 milhões de hectares que serão cultivados no ciclo já foram semeados.

A região do Estado que estava com o plantio mais acelerado até o dia 4 era o Sul. Na média era de 5,4% das áreas já semeadas, mas, alguns municípios como Ponta Porã, Maracaju e Aral Moreira haviam atingido até a data um percentual de plantio de pelo menos 10% das áreas previstas.

Em contrapartida, no Centro-Norte sul-mato-grossense as plantadeiras ainda trabalhavam em velocidade menor. A média na região era de 2,1% de áreas semeadas. De 12 municípios que concentram a produção da oleaginosa neste segmento do Estado, em oito, o plantio tinha atingido até 4 de outubro menos de 1% da área que a oleaginosa deve ocupar neste ciclo.