Canais de Notícia

Agrobussines

Publicada em 09/10/2013

Governador apresenta potencialidade de MS em congresso da celulose

Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, principal evento do setor na América Latina, que acontece entre 8 e 10 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Notícias MS

O governador André Puccinelli participa nesta terça-feira (08) da abertura solene do 46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, principal evento do setor na América Latina, que acontece entre 8 e 10 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Realizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), o evento reunirá diversas autoridades e os principais líderes do setor de celulose e papel durante a abertura e no Panorama Setorial da ABTCP 2013.

Além do governador André Puccinelli, a mesa de autoridades será composta por: Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP; Pirkko Molkentin-Matilainen, presidente da PI – Associação dos Engenheiros da Indústria de Papel na Finlândia; Germano Aguiar Vieira, presidente do IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais; José Luciano Penido, presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa – Associação Brasileira de Celulose e Papel; e Sergio Amoroso, presidente da ABPO – Associação Brasileira de Papel Ondulado. Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, também deve participar do evento.

Participação MS

O governador André Puccinelli tem participação especial no evento. Durante a abertura do ABTCP 2013, o chefe do Executivo sul-mato-grossense fala das perspectivas do Estado no setor.

Mato Grosso do Sul está entre os principais polos de celulose e papel do mundo, por abrigar no município de Três Lagoas as fábricas da Fibria, Eldorado Brasil e IP (International Paper). Segundo as estimativas do setor no município, entre 2016 e 2017 é esperado um acréscimo de produção de celulose da ordem de três milhões de toneladas anuais, quase o dobro da atual.

Evento

Painéis como o de Eficiência Energética, Meio Ambiente, Papel e Celulose também farão parte do ABTCP 2013 - 46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel. Estão previstas de oito a dez palestras por dia destes e de outros temas relevantes ao setor, incluindo uma sessão técnica florestal, realizada em conjunto com o IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais.

O ABTCP 2013 é realizado em parceria com a PI – Paper Engineers Association, da Finlândia, e tem como tema para este ano “Tecnologias Limpas e Ecoeficiência”.